sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Resoluções de Ano Novo


Que tipo de resolução de Ano Novo deve um Cristão fazer?

A prática de fazer decisões de Ano Novo parece ter origem na antiga Babilonia (há mais de 3.000 anos). Existe algo a respeito do início de um Ano Novo que nos oferece a sensação de um novo início e um novo começo. Na realidade, entretanto, não existe diferença entre os dias 31 de Dezembro e 1º de Janeiro. Nada de místico ocorre à meia noite de 31 de Dezembro.

Algumas resoluções comuns de Ano Novo são: parar de fumar, parar de beber, gerenciar melhor o dinheiro, e despender mais tempo com a família. De longe, a resolução mais comum de Ano Novo é perder peso, em conjunto com fazer mais exercício e comer de modo mais saudável. Todas essas são boas resoluções, sem dúvida.

Todavia, as Sagradas Escrituras nos instrue, em 1º Timoteo 4:8, a manter o exercício em perspectiva: “O exercício físico tem algum valor, mas o desenvolvimento da vida espiritual é útil em toda a maneira, nesta vida e também na futura”.

A vasta maioria das resoluções de Ano Novo, até mesmo entre Cristãos, são em relação com coisas físicas. Isso não deve ser.

Muitos Cristãos fazem resoluções de Ano Novo tais como: orar mais, ler a Bíblia todos os dias, e ir à Igreja regularmente. Essas são metas fantásticas. Entretanto, essas resoluções de Ano Novo falham tão frequentemente quanto as resoluções não espirituais, porque não há poder em uma resolução de Ano Novo.

Resolver parar ou iniciar uma certa atividade não tem valor, a menos que voce tenha a motivação apropriada para parar ou iniciar aquela atividade. Por exemplo, por que voce quer ler a Bíblia todos os dias? É para honrar a Deus e crescer espiritualmente, ou é somente porque voce ouviu que isso é uma coisa boa de se fazer? Por que voce quer perder peso? É para honrar a Deus com o seu corpo, ou é por vaidade, para honrar a voce mesmo?

Filipenses 4:13 nos diz, “Posso suportar todas as coisas com a ajuda de Cristo, que é a fonte da minha força”. João 15:5 declara, “Sim, eu sou a videira, e vocês são os ramos. Aquele que viver em mim e eu nele produzirá muito fruto. Pois sem mim nada podem fazer”.

Se Deus é o centro da sua resolução de Ano Novo, ela tem chance de sucesso, dependendo do seu compromisso para com ela. Se é da vontade de Deus para que alguma coisa seja cumprida, Êle irá capacitá-lo a cumpri-la. Se a resolução não está honrando a Deus e/ou não está em acordo com a Palavra de Deus, não receberemos a ajuda de Deus para cumprir a resolução.

Então, que tipo de resolução deve um Cristão fazer?

Aqui vão algumas sugestões:

1- Ore ao Senhor por sabedoria (Tiago 1:5) em consideração para qual resolução, se houver alguma, Êle teria para você tomar

2- Ore por sabedoria para saber como realizar as metas que Deus lhe deu

3- Dependa da força do Senhor para te ajudar

4- Encontre um parceiro confiável que irá ajudá-lo e encorajá-lo

5- Não se torne desencorajado por falhas ocasionais, ao contrário permita que elas o motivem a ir adiante

6- Não se torne orgulhoso ou vaidoso, mas dê a Deus a glória.
Salmo 37:5-6, “Entrega ao Senhor tudo o que fizeres. Confia nele e ele te ajudará em tudo. Tornará evidente a tua inocência perante toda a gente, tal como a luz do dia que todos vêem. A tua justiça brilhará como o Sol em pleno dia”.


Feliz Ano Novo!

Cordial abraço,


Kleber Siqueira