domingo, 17 de agosto de 2014
Bárbara Heliodora
Com muita emoção, apresento "ao vivo" um trecho de uma palestra proferida por Maria da Conceição Mello Siqueira, poetisa, escritora, artista plástica e professora sul mineira Jacutinguense.
Essa palestra ocorreu no final dos anos 1960, em uma tertúlia literária promovida pelas Senhoras das Famílias Rotarianas e realizada na sede do Tenis Clube de Santos.
A articuladora desse evento foi Biba Florence Lustosa, que contou com o apoio da prestigiada cronista social Thereza Bueno Wolf, tendo sido ambas amigas queridas da palestrante convidada e conhecedoras do seu talento e da sua arte.
No link abaixo encontra-se um audio (podcast) contendo os primeiros 5 minutos daquela palestra, cujo tema central foi homenagear Barbara Heliodora, poetisa e heroina da Inconfidencia Mineira, de quem Maria da Conceição era trineta.
Esse audio foi recuperado a partir de uma gravação "ao vivo" realizada por mim e que se encontrava guardada esperando uma oportunidade para ser transposta daquela antiga mídia em "fita magnética" para uma moderna mídia digital. Para mim, uma verdadeira operação de resgate... mas tambem uma fonte de muitas e gostosas recordacoes...
Depois de muitos anos de espera, mais de 40..., chegou esse emocionante momento e com a ajuda de um gravador AKAI X-1800SD conservado em excelente estado e que aparece na foto abaixo, podemos agora "viajar no tempo" e "participar virtualmente" daquele evento que ora pode ser revivido e proporcionar um extraordinario e emocionante "happy hour"...
Maravilhas da tecnologia...!
Desse modo, com muita satisfação apresento uma pequena amostra desse tesouro que mantive guardado e preservado por longa data. Para muitos integrantes das novas gerações da familia será essa a primeira e unica oportunidade de ouvir Maria da Conceicao "ao vivo" ...
A gravação original esta com alguns defeitos, especialmente decorrente de uma falha na cabeça de gravação do gravador originalmente utilizado (um Philipps equipado com cabeçote de quatro trilhas) e que gerou uma leve mistura de sons entre as trilhas gravadas.
Já resgatei cerca de 1 (uma) hora de gravação. Ainda estou trabalhando para resgatar o restante.
Vamos então voltar no tempo...
Imagine-se em uma daquelas tardes quentes e ensolaradas de final de verão na bela e tão querida Santos, a "pérola do Atlantico Sul"...
A natural ansiedade que um evento dessa natureza traz para os organizadores, participantes e especialmente para a palestrante daquela tarde... poderia-se inferir pelo semblante da poetisa que entremeia a beleza do seu sorriso e simpatia pessoal com uma expressão algo apreensiva com respeito aos preparativos finais...
Entao, após uma última e rápida revisão das suas anotações, nada mais a preocupa, concentra-se na palestra que em poucos instantes ira se iniciar...
As convidadas já estão a postos, aguardando para ouvi-la...
O gravador já está posicionado e o teste de som realizado... tudo pronto!
Clique no video abaixo e ouça os primeiros minutos dessa memorável palestra...
Biografia de Maria da Conceição Mello Siqueira, apresentada por Francisco Mello Siqueira, seu filho.
Em breve essa página será atualizada com mais outros trechos dessa tertúlia especialmente dedicada ao movimento da Inconfidencia Mineira.
Por favor, envie os seus comentários, correções e sugestões!
Cordial abraço!
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Sons e ritmos do Brasil
O Brasil é uma Nação grandemente favorecido pela diversidade cultural do seu povo ou povos, dada as varias regionalidades. Em termos de natureza é um território espetacular, circundado pelo Atlantico Sul, avança em direção ao Oeste onde se delimita com os Países hispâncos que estão distribuidos pela costa do Pacífico Sul desde aqueles mais ao Norte da América do Sul até a Argentina que, por sua vez, se estende até o limite Sul do continente americano, dividindo com o Chile a região da Patagônia.
Na área musical, as culturas que se desenvolveram e se amalgamaram nesse imenso território brasileiro nos legaram ritmos musicais, danças, instrumentos tipicamente regionais, compositores e instrumentistas que demonstram essa imensa riqueza.
Em recente bate papo com um amigo venezuelano, trocamos informações a respeito das riquezas culturais desenvolvidas e cultivadas na também multicultural e fascinante Venezuela. Combinamos em breve nos reunir para conhecer um pouco mais, recordar, compartilhar e "curtir" as nossas respectivas heranças culturais. Sem dúvida, um excelente tema para motivar um Happy Hour mais prolongado... Cheers!
Enquando aguardamos essa oportunidade, como uma pequena amostra da cultura musical brasileira, selecionei alguns youtubes, os quais demonstram a diversidade dos sons e ritmos brasileiros.
Trata-se de apenas um “tira-gosto” ou "petisco" para dar uma idéia do que vai ser esse esperado Happy Hour...
Participe também com suas sugestões, comentários e idéias!
Abaixo seguem os referidos youtube videos que selecionei. Aprecie! Disfrute! Enjoy!
Kleber Siqueira Houston, Texas
Para começar, nada melhor que imagens espetaculares do Pantanal do Mato Grosso, ao som do cantor de moda de viola e instrumentista Almir Sater e do cantor sertanejo Sérgio Reis (que começou a vida artistica nos anos 1960 como roqueiro, na onda do yeh yeh yeh...)
Acompanhe um pouquinho da COMITIVA ESPERANÇA... a vida de vaqueiro é dura mas tem suas recompensas!
Agora um pouco do genuíno e tradicional samba paulista...
me encanta...!
"Trem das Onze", do grande sambista e compositor Adoniram Barbosa, interpretado pelo excelente e tradicional grupo "Os Demônios da Garoa"
Chorinho.... também uma marca registrada das noites paulistanas! "Brasileirinho", do expecional e talentoso compositor e instrumentista Waldir de Azevedo, interpretado pelo quarteto "Choronas". Simplesmente fabuloso!
Jorge Ben Jor... Excelente! Interpretando de sua autoria "Pais Tropical-Spyro Gyra".
Puro balanço da gente carioca...
Zimbo Trio interpreta magistralmente o bossa nova "Samba de uma nota só", de Tom Jobim. O melhor do Jazz brasileiro desde os anos 1970...!
Erasmo Carlos, o "Tremendão", consagrado roqueiro brasileiro, cantor e compositor da uma "canja" interpretando "De noite na cama", de Caetano Veloso, no balanço irresistível de Nando Reis.
João Bosco representa uma geração de cantores, instrumentistas e compositores que povoaram os corações brasileiros nos anos 1960 e 1970. Simplesmente fabulosa a interpretração de "Papel Maché", sucesso de sua autoria.
Como "saideira" dessa "pestiqueira" musical, que tal "Retalhos de Cetim", de Benito de Paula, com o super balanço do Sambô? Aí vai, entao... Para curtir e balançar!
Grato pela visita ao Blog Por favor, deixe o seu comentário!
Assinar:
Postagens (Atom)