sábado, 4 de junho de 2011

Um tesouro perdido na Serra do Mar...





Gostei muito do documentário sobre Paranapiacaba, a vila em puro estilo ingles localizada no topo da Serra do Mar a meio caminho entre Santos e São Paulo. Minha infância foi passada no condominio residencial exclusivo para os funcionários da Usina do Cubatão, à época propriedade da Light & Power Co. (atualmente Usina Hidroelétrica Henry Borden, de propriedade da EMAE), localizado no Cubatão (refiro-me ao período de 1949 a 1960).

Em alguns finais de semana, nosso programa familiar era ir até Paranapiacaba. A viagem era realizado de trem, partindo da estação de Cubatão, uma rota muito importante operada e mantida pela São Paulo Tramway Co..
Só a viagem em si já era um passeio inesquecível. Imagine o cenário proporcionado por uma ferrovia que sobe uma serra de 750 metros de altura, em meio a uma exeberante vegetação tropical e com vista para s maravilhosas prais da baixada santista. Uma sensação única e praticamente de beleza indiscritivel.

Nessas viagens papai gostava de visitar um amigo da época de faculdade e colega engenheiro que trabalhava para a ferrovia. Muitas vezes o programa era um pic-nic a beira de uma cachoeira lindíssima, onde podía-se inclusive nadar. Minha mãe gostava muito desses passeios em Paranapiacaba.

À tarde, sempre ocorria muita neblina, fato tradicional naquela região devida a altitude e a barreira natural causada pela Serra do Mar. Assim, após às 2 horas da tarde voltávamos no último trem de passageiros para Cubatão.
Durante a viagem de mais ou menos 45 minutos, permaneciamos entretidos observando as matas, a vegetação exuberante, as cachoeiras, as aves, os sons e as muitas belezas escondidas nos meandros da Serra do Mar por onde os trilhos da estrada de ferro serpenteavam suavemente. Mais ainda, vez ou outra, as matas se abriam e tinha-se uma completa e magnífica visão das praias, que estavam a cerca de 15km de distância.

O sistema funicular era um espetáculo de engenharia no meio da incrível beleza natural que nos cercava! Era uma prova viva de que uma obra de importância sócio econômica pode ser realizada sem desequilibrar o sistema ecológico. No video que ilustra essa materia a locomotiva é de 1867, ano que a linha de trens foi inaugurada. O vagão de passageiros usado no passeio entrou em operação em 1914.

Realmente é uma lastima que essa maravilha de cidade debruçada no topo da Serra do Mar não tenha sido preservada. Ainda pior é saber que a destruição do sistema de trens, dos trilhos e acêrvo ferroviario tenha sido praticamente total.

Viajei no famoso Cometa, a composição prateada que percorria a distância de São Paulo à Santos com conforto e segurança. Gostei muito de recordar o silvo dos apitos anunciando a partida eminente das composições de trens, os sons da caldeira a vapor, das rodas agarrando o aço dos trilhos, o ranger dos dormentes suportando o descomunal peso, o balanço suave da cabine de passageiros...!

Bon voyage... e feliz final de semana!

Nota do autor: Antes de visitar Paranapiacaba, clique nesse vínculo e leia o artigo da Revista Veja

Veja também o vídeo abaixo... Adrenalina pura!!!



Bon voyage... e feliz final de semana!

Cordial abraço,

Kleber Siqueira










Kleber Siqueira
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