domingo, 15 de novembro de 2009
15 de Novembro de 1889 - 120 anos de República
Lendo os jornais deste domingo e navegando em alguns websites, a sensação que senti foi que a data passou realmente em branco...
Parece-me que os assuntos republicanos em pauta nos jornais e no dia-a-dia do nosso povo são muito mais urgentes e importantes do que lembrarmos que um dia ela foi proclamada...
Temas de aparente extraordinária relevância estão na pauta de frenéticos e-mails repassados à exaustão e nos jornais mais respeitados do País, abrangendo uma gama de assuntos, tais como: Apagão, extradição, Honduras, Currículum Vitae de Candidatos à Presidencia da República, intrigas da oposição, visita de um Presidente estrangeiro, Pré-Sal, soberania sôbre a região Amazônia, papel das Forças Armadas, etc, etc... Realmente, todos assuntos de extraordinária relevância.
Quanto a preservar o conhecimento dos diversos aspectos e circunstâncias dos fatos de nossa história, parece-me que estamos em um processo de perda de memória ou de mudança de identidade.
Talvez em mais alguns anos teremos a surpresa, e o dissabor, de verificar que poderemos ter "perdido por completo o fio da meada", isto é, poderemos ter perdido as referências de nossas origens e história. Caso tal hipotética situação ocorra, será algo interessante e exótico, pois poderemos vir a nos transformar em herdeiros da República de São Bernardo..., ou refundadores da Pátria ou, ainda, tardios mas valentes e indômitos Bolivarianos... , ou, quem sabe, galhardamente demonstraremos nossa liderança regional ao substituirmos o vernáculo por outro mais coerente com as novas "tradições"... É um processo demorado, mas com persistência e tenacidade pode ser realizado com êxito. Depende exclusivamente das lideranças que ocupam as posições chave da nação.
Quanto à República, quais foram mesmo os motivos e justificativas para a sua "proclamação"?
Recuperando um pouco a memória a respeito deste, digamos, relativamente importante evento Pátrio, segue um link sobre o assunto.
CLIQUE AQUI
Como será que um movimento desta natureza seria recebido nos dias de hoje?
De qualquer modo, creio que devemos celebrar a data, certo? Então,...
... Salve a República do Brasil!
Cordialmente,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário